top of page

Peter Drucker e à Inovação na Administração








Manoel Messias de Sousa.

Professor da UECE, aposentado.

Ex Reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá.

Membro da Academia Cearense de Administração.



Pensamentos relevantes do pai da administração moderna, PETER DRUCKER. Ele entendia à administração como uma ciência que trata de pessoas nas organizações e deixou amplas contribuições. Dentre suas contribuições destaca à natureza do gerenciamento. Para Drucker, o objetivo básico do gerenciamento é inovar, compreendendo inovação como uma processo que envolve: 1 - Novas ideias; 2 - Combinações de novas e velhas ideias; 3 - Adaptações de ideias de outros campos.


Vejamos uma síntese de suas contribuições à administração e à gestão: 1´ - “ Só se pode liderar em tempos de mudanças através de um permanente investimento no conhecimento”; 2 - “ Qualquer organização existente, seja ela uma empresa, uma igreja, um sindicato, um hospital, decai rapidamente se não inovar. Inversamente, qualquer organização nova fracassa se não administrar”; 3 - Não inovar é a maior razão para o declínio de organizações existentes; 4 - Não saber administrar é a maior razão para o fracasso de novos empreendimentos”; 5 - Não existe nação subdesenvolvida. O que existe é nação sub administrada; 6 - “ Inovação não é invenção. Invenção tem à ver com tecnologia. Inovação tem à ver com economia”; 7 - “ Toda organização, seja ou não uma empresa, precisa de uma teoria própria. De fato, é extraordinário o poder de uma teoria clara, consistente e focada”; 8 - “ Não me interessa saber se você quer ficar ou sair. O que quero saber é: se você já não estivesse neste negócio, você entraria nele agora?” 9 - "À capacidade de aprender, à competência para inovar e à disposição para mudar são os novos motores da competitividade”; 10- Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito; 11- Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa; 12- A única fonte de lucro é o cliente; 13- “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa; 14- “Se você tiver ambição e conhecimento poderá chegar ao topo na sua profissão, independentemente de onde começou.”


Conhecido como o pai da administração moderna, Peter Drucker é considerado um dos mais importantes e influentes nomes da gestão mundial, destacando-se como um dos grandes ícones do mundo dos negócios e do empreendedorismo. Quanto à este tema, assim pensava o autor: 1 - “Empreendedorismo não é uma ciência, nem arte. É uma prática”; - uma prática diária, que requer de nós cada vez mais mais dedicação e empenho, para tornar nossos negócios bem-sucedidos; 2 - “A capacidade de empreender pode até ser uma habilidade inata para muitos profissionais, mas precisa ser desenvolvida e posta em prática diariamente; 3 - É uma tarefa contínua de planejar, começar, arriscar, executar, realizar e experimentar”; 4 - Empreender é exatamente isso. Abrir a empresa é só o começo. Einstein pensava exatamente da mesma forma que Drucker, pois ambos sabiam que resultados extraordinários não vêm a partir das mesmas ações, mas sim de ações arriscadas e ousadas, que permitem ao empreendedor inovar e trazer soluções criativas para seus clientes; 5 - “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas.”


Este é simplesmente um ensaio sobre as contribuições de PETER DRUCKER sobre inovação em administração, gestão e empreendedorismo como dicas para maiores pesquisas e aprofundamentos sobre as contribuições deste ícone do pensamento administrativo mundial.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page